domingo, 25 de outubro de 2009

Ela chupa chupeta!

Na foto, Marianinha em uma de suas sapequices prediletas: chupar duas chupetas ao mesmo tempo.

Assim que a minha minininha nasceu, já no primeiro dia na maternidade, lhe dei a chupeta. Algumas pessoas me recriminaram, mas enquanto estava grávida fiz minhas pesquisas e achei que o uso da chupeta era conveniente. E ainda acho!
Muita gente diz por aí que chupeta estraga os dentes, que faz a criança respirar pela boca, que ela não tem a menor utilidade. Como assim? Quando Mariana chora durante a noite quem a consola? A chupeta! Quando ela está super enjoadinha e com sono quem a acalma? A chupeta! Quando ela quer coçar a gengiva por conta dos dentinhos o que a ajuda a coçar? A chupeta!
Não estou aqui fazendo apologia a chupeta, mas acho que cada mãe tem que avaliar o seu uso sim, e no meu caso não me arrependo de ter dado a chupetinha rosinha linda de viver pra minha filha não!
A pergunta essencial: quando a chupeta deve ser abandonada?
Largue o quanto antes! Se a chupeta já fizer parte do cotidiano da criança, o melhor é que seja abandonada até por volta dos dois ou três anos. Dessa forma, alguns dos efeitos negativos deste hábito, como a mordida aberta anterior, tendem a regredir. Depois desta idade, os problemas progridem, podendo afetar algumas funções como a fala, mastigação, deglutição e respiração.


Um comentário:

  1. Lidi, seu blog está bem legal, tô adorando as dicas q tem deixado. Sempre q posso dou uma passadinha aki para dar uma espiadinha...
    Concordo com vc em dar uma chupetinha. Aki em ksa são dois e vejo como é dificil quando não gosta da chupeta, Miguel fiz de td, inclusive foi incentivado pelos próprios médicos, alegando q p/ cardiopata seria bom pois acalma...então a partir desse momento comecei a insistir, mas não deu resultado...A Júlia tbm não queria, mas graças a minha mãe q ficava com ela e insistia e ela então aceitou... Vejo nitidamente qualquer coisa q acontece a ela, cair, sono, enjoadinha é só lançar mão da chupetinha q o "milagre" acontece se acalma...Miguel não até se acalmar é um saco pq nada o agrada apenas uma mamadeira...Então por td q o acontece acha q tem q mamar...haja leite!!!
    Juliana Quintnailha

    ResponderExcluir