quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Quando dar adeus as fraldas?


Minha minininha já está com 1 ano e 10 meses e fico a pensar: qual o melhor momento para tirar as fraldas? Qual é o processo dessa retirada? O que devo fazer? Tiro de uma só vez ou aos pouquinhos?
A gente que é mãe de primeira viagem ouve tanta coisa... Cada mãe tem uma história pra contar sobre a retirada das fraldas dos filhos... Mas como será a história que eu contarei daqui há alguns anos?
Já li que a criança está pronta para deixar as fraldas a partir de 1 ano e 6 meses que é quando adquire o controle dos músculos e nervos do ânus e da uretra, no entanto discordo, acho que elas ainda não têm entendimento para tal. Dizem que até os 4 anos acidentes ainda são normais.
Atualmente, Mariana tenta a todo momento tirar a fralda. Sinto que ela está bastante incomodada. Mas como fazer?
Segundo um pediatra da Universidade Federal de São Paulo, o sucesso depende da maturidade do pequeno e da paciência dos pais. A fralda diurna é a primeira a ser abolida. Uma tática boa é colocar a criança, assim que acordar, no penico ou no vaso sanitário. Nesse caso não se esqueça do redutor de assento, peça fundamental para deixar o baixinho mais seguro diante daquele baita buracão. No início pode ser que ele faça apenas um pinguinho de xixi, mas tudo bem. A partir daí é só levá-lo a cada duas horas ao banheiro. Com o cocô é mais fácil, porque a criança já está habituada a fazer sempre no mesmo horário. Quando o pequeno conseguir controlar o xixi e o cocô e aprender a usar o penico ou vaso sanitário (o que pode levar até quatro meses), é hora de abandonar a fralda noturna. Para isso ele deve dormir em cama, pois pode dar vontade de correr para o banheiro durante a noite. Também é essencial abolir a última mamada. São 250 ml de líquido a menos na bexiga. E a regra principal: antes de dormir a criança precisa fazer xixi. Não é aconselhável deixar passar da época certa para desfraldar. A criança pode se acomodar e, depois, o processo fica mais complicado. Também é péssimo forçar a barra. Quando não está preparado, o pequeno acaba segurando demais o xixi. Daí, o conselho para os pais é abandonar o processo por uns 15 dias e, então, tentar novamente.
Mesmo com todas essas dicas do pediatra da Universidade Federal de São Paulo, continuo muito insegura em relação a despedida das fraldas. Acho que ainda levarei um tempinho pra iniciar esse difícil processo com minha minininha.

Um comentário:

  1. As fraldinhas tbm são complicadas... Com Miguel foi mt engraaçado desde os 8 meses quando eu sentia q ia fazer cocô, tirava as fraldas correndo e o colocava no vaso e assim foi bem fácil já não fazia mais nas fraldas, pela manhã antes de arrumá-lo p/ escola já o colocava no vaso e td acontecia normalmente, mas o xixi foi bem difícil, até poucos dias atrás ele ainda usava fraldas durante o dia, aproveitei q tem o periodos das ferias de janeiro e q só ficam no colégio osalunos do integral e pedi a ajuda das professoras e janfeiro desse ano q tirei a o dia, mas a da noite ainda se mantem.... A julinha é mais é "mulher" rsrsrsrs com apenas 1 ano e 5 meses já consegui tirar as fralda do dia, já sabe pedir para ir ao banheiro...ela é mt esperta!!!

    ResponderExcluir