quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Minha filha ainda não fala. O que faço?

Minha menininha está com 1 ano e 9 meses e ainda não fala muita coisa, é mama pra lá, mama pra cá e mais um monte coisa que a gente não entende... mas como todo mundo diz: cada um tem o seu momento. Ao ler um artigo no guia do bebê confesso que fiquei mais tranquila...Não que eu estivesse preocupadíssima com isso, achando que já está demorando demais, ou que já passou da hora dela falar, mas como toda mãe, eu sou muito ansiosa e estou doidinha pra bater altos papos com a minha pequena.
Aqui vão algumas dicas pra ajudar no desenvolvimento da fala da sua bebê:
  • Converse muito com seu bebê e, principalmente, olhando para ele. Assim poderá ver os movimentos que a mamãe faz com a boca e as expressões de seu rosto, importantes para a comunicação.
  • Na fase de desenvolvimento da fala, não fale em diminutivos e nem como uma “tiancinha” (criancinha). Além de ser algo super chato, falar com jeitinho infantil dificulta o entendimento da criança que ainda não sabe qual o som correto das palavras.
  • Nomeie tudo para a criança. A hora do banho é ideal para o pequeno conhecer as partes do corpo com as perguntas: “Onde está o pé? E o cabelo? Os olhos?”. Ou então: qual é a cor dessa maçã?

Nenhum comentário:

Postar um comentário